Secretaria de Governança Institucional

A Secretaria de Governança da Universidade Federal de Sergipe foi instituída em 05 de julho de 2021 através da Portaria n° 784/2021/GR. Trata-se de uma unidade de assessoramento ao Reitor e de apoio ao Comitê Institucional de Governança (CIG).

São atribuições da Secretaria de Governança Institucional (SGI): auxiliar no monitoramento da execução da Política de Governança da UFS; acompanhar o cumprimento das ações propostas pelo CIG; auxiliar a coordenação executiva do CIG; prestar apoio técnico aos comitês temáticos de governança, com foco na eficiência de suas atividades, comunicação eficaz com o CIG e obtenção de resultados;  promover a transparência e a divulgação das ações desenvolvidas pelo CIG; propor e desenvolver ações que estimulem o conhecimento sobre governança pública e disseminem os princípios da boa governança junto à comunidade acadêmica; prestar orientação aos gestores da Universidade em matéria de governança institucional; propor normas ou ações que visem a melhoria e eficácia das ações dos comitês temáticos de governança;  facilitar a comunicação no âmbito do CIG e dos comitês temáticos; organizar as reuniões e as matérias submetidas ao CIG;  exercer outras atividades que lhe forem designadas pelo Reitor ou pelo CIG.

Além dessas atribuições, compete à SGI apoiar as Pró-Reitorias, Superintendências, Diretorias e Auditoria Interna no desenvolvimento de atividades de  implantação, monitoramento e gerenciamento de políticas institucionais; identificação e  fortalecimento dos mecanismos de liderança, gestão e controle, com vistas a consolidar as políticas de governança da Universidade; revisão de atos normativos institucionais de governança, pautando-se pelas boas práticas regulatórias e pela legitimidade, estabilidade e coerência do ordenamento jurídico interno; verificação de conformidade das ações de governança da Universidade com relação à legislação em vigor;  promoção de atividades de capacitação para os agentes de governança; aprimoramento do fluxo de comunicação das ações de governança, sob a ótica da clareza e objetividade das informações, para assegurar tempestividade e equidade.

Atualmente a equipe da SGI é constituída pelos seguintes integrantes:

NomeCargo/FunçãoContato
Fred Amado Martins AlvesResponsável pela SGIsgi@academico.ufs.br