Qui, 31 de março de 2022, 14:39

Rede UFS de Governança promove palestra sobre controle e gestão de riscos na gestão pública
Atividade faz parte de uma série de ações de capacitação em temas de governança

Fotos: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira, 31, a Rede UFS de Governança promoveu mais uma ação para potencializar a qualidade do serviço oferecido à sociedade. Gestores da Universidade Federal de Sergipe e membros da comunidade acadêmica puderam participar de uma palestra com o tema “Governança, controle e gestão de riscos na gestão pública”.

Esse foi o segundo evento de uma série de capacitações em temas de governança que vem sendo promovido pela Rede. Transmitida ao vivo pelo canal da TV UFS no YouTube, a atividade foi iniciada com fala do reitor Valter Santana, que deu as boas-vindas. “O esforço de todos vai marcar e mudar o panorama da nossa instituição, construindo novas rotinas e procedimentos que trarão a eficiência necessária para continuarmos trabalhando e sendo referencia como nós já somos. E precisamos investir cada vez mais para continuar prestando um serviço de qualidade à sociedade”.

O vice-reitor Rosalvo Ferreira também participou da abertura da mesa.“A UFS tem, nos últimos dois anos, avançado bastante no tocante às estruturas de governança, seja com aproximação das unidades, mas também com a formalização de procedimentos. Isso mostra claramente que a universidade tem estabelecido um padrão de governança bastante sólido, com orientação bem definida, e certamente os nossos objetivos estratégicos terão maior possibilidade de sucesso na medida em que os mecanismos de governança também possam auxiliar na efetividade das ações”

O objetivo foi ressaltar a importância da gestão de riscos e do controle interno enquanto instrumentos de governança pública capazes de aperfeiçoar a confiabilidade e a conformidade das ações institucionais dos órgãos federais, contribuindo para que sejam melhor atendidos os interesses e as demandas da sociedade. O debate central foi sobre as principais motivações para manter a eficácia e efetividade da governança nos órgãos, com três termos como ponto das discussões: o modismo, a obrigação; e o desafio.

Governan a 0001 camada 5

A palestra foi ministrada pelo auditor de carreira da Controladoria Geral da União e chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia, Francisco Bessa. “A cada vez que é possível discutir esse tema de forma qualificada, eu sou o primeiro da fila no sentido de querer aprimorar a questão da gestão de risco e do controle. Sair do modismo para o mundo da obrigação é uma evolução, mas a fase do desafio é aquela que mobiliza. Uma motivação que é dada pela gestão, porém ganha corpo na base técnica e, nessa etapa da maturidade, nós temos a longevidade de efeito”.

As ações de capacitação da Rede são organizadas pela Secretaria de Governança Institucional (SGI) e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Sobre o evento de ontem, o responsável pela SGI, Fred Amado, destaca o papel da retroalimentação para o fluxo dos trabalhos. “A Rede tem justamente esse propósito de ligar a alta gestão com pessoas que nem sequer estão ocupando cargos de gestão. Mas elas são importantes para o serviço público como qualquer gestor. Cada pessoa tem sua importância para a instituição, somos todos servidores públicos”.

Também participaram do evento o chefe da Auditoria da UFS, André Feitosa, e o coordenador do Comitê de Gestão de Riscos e Controle da UFS, Marcos Castaneda.

Atualizado em: Seg, 18 de abril de 2022, 15:07