Comitê Institucional de Governança

Em 28 de setembro de 2020, a UFS instituiu a sua Política de Governança (alterada pela Resolução 4/2022/CONSU). Com a política, foi criado o Comitê Institucional de Governança (CIG). O CIG é órgão responsável pelo estabelecimento, condução e avaliação das políticas de governança, integridade, gestão de riscos e controles, comunicação e transparência, governança digital, entre outros.

O CIG é presidido pelo Reitor. Dentre os seus integrantes estão os pró-reitores e superintendentes da UFS. A coordenação executiva compete ao Vice-Reitor. Para construir seu processo deliberativo, o CIG poderá convidar servidores da Instituição ou representantes da sociedade civil para participar de reuniões ou mesmo para o desenvolvimento de diversos trabalhos, no intuito de contribuir para o desenvolvimento de ações que favoreçam a Governança da Universidade (vide Regimento Interno do CIG).

A estrutura de gestão da governança é integrada pelos Comitês Temáticos, unidades vinculadas ao CIG e que desempenham atividades especializadas. São eles: Comitê de Integridade (CI), Comitê de Gestão de Riscos e Controles (CGRC), Comitê de Governança Digital (CGD), Comitê de Comunicação e Transparência (CCT) e Comitê de Infraestrutura, Segurança e Sustentabilidade Ambiental (CISA). Além desses Comitês, a Auditoria Interna (AUDINT) atua no CIG como unidade de avaliação e assessoramento, visando o aperfeiçoamento dos processos dos demais comitês temáticos que constituem a Governança da UFS.

Os Comitês Temáticos atuam na UFS como instâncias de apoio e execução das políticas de governança, tendo competência para propor políticas e diretrizes transversais no âmbito da Instituição e promover iniciativas integradas entre os setores da UFS relativas às suas áreas de atuação, observada a legislação vigente.