Qui, 16 de dezembro de 2021, 17:53

UFS começa a implementar sua Política de Comunicação
Documento norteia as ações de comunicação organizacional

Como fortalecer a imagem da instituição, gerenciar crises, divulgar e popularizar o conhecimento científico produzido, tornar públicas as ações institucionais, e uma série de outras questões envolvendo a comunicação da Universidade Federal de Sergipe estão reguladas por sua Política de Comunicação e Transparência.

Aprovado em julho pelo Conselho Universitário (Consu), após elaboração no âmbito do Comitê de Comunicação e Transparência (CCT), o documento define as diretrizes e princípios que norteiam a forma de comunicar da instituição, e diversas ações já começam a ser implementadas em cada um dos diferentes eixos do documento.

Comunicação organizacional

Quem pode e o que pode ser divulgado no Portal, informativos, UFS Ciência, mídias sociais, e-mails institucionais, rádio e TV UFS? Essa é uma das perguntas que a Política de Comunicação veio responder.

Maíra Bittencourt, diretora da Decav, explica que uma das funções da Política de Comunicação é orientar a comunidade acadêmica sobre como fazer uso das plataformas e veículos de comunicação da universidade. (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

A diretora da Decav, Maíra Bittencourt, explica que a Política tem essa função de “orientar a comunidade acadêmica sobre como fazer uso das plataformas e veículos de comunicação da universidade, determinando quais as possibilidades disponíveis e os limites que devem ser respeitados”.

Outro ponto que já começa a ser posto em prática é o disparo de informativos semanais visando melhorar o fluxo da comunicação interna, e evitando que sejam enviados diferentes e-mails a partir de cada setor.

“Temos recebido as demandas e buscado concentrá-las em dois informativos semanais distintos, um com editais abertos ou em andamento, resultados, eventos e capacitações, e outro informativo com as notícias mais relevantes da semana”, explica Adrine Cabral, chefe da Assessoria de Comunicação.

Adrine Cabral, chefe da Ascom UFS, é uma das responsáveis pelo planejamento de uma comunicação estratégica

Convergência

A Política de Comunicação desenha um cenário no qual os diferentes setores da comunicação possam trabalhar de forma cada vez mais integrada, seguindo uma tendência do jornalismo de mercado.

“A ideia é que possamos utilizar os recursos humanos de forma integrada e potencializar nossa produção de conteúdo. No momento em que conseguimos utilizar uma mesma equipe para diversas plataformas, podemos trabalhar de forma multimídia e produzir mais com menos recursos”, afirma Maíra.

Um exemplo dessa convergência é o UFS Ciência, que passou de uma publicação escrita semanal no Portal para um esforço multimídia que redunda em conteúdo não só para o site, mas também para a Rádio UFS, TV UFS e é replicado em através da uma rede colaborativa de TVs e universidades públicas.

Exemplo da convergência que vem sendo buscada para a comunicação é a produção do UFS Ciência para o Portal, Rádio UFS, TV UFS e rede de TVs públicas

Transparência

Outro eixo da comunicação presente na Política, e peça fundamental da gestão pública, é o da transparência. Ela envolve ações ativas, como a disponibilização de informações por parte do órgão, ou passivas, quando este é solicitado a prestar tais informações.

“Hoje me dia, a transparência não é mais uma possibilidade, é um dever. A Universidade tem a obrigação de se mostrar, por assim dizer, totalmente desnuda para a sociedade. É claro que esse processo vai evoluindo, nem tudo está ainda inteiramente à disposição”, explica Marcos Cabral, ouvidor-geral da UFS.

A Política de Comunicação preceitua que a transparência seja executada por meio da disponibilização dos Dados Abertos, ferramenta que pretende tornar mais compreensível e acessível as informações prestadas, e da Carta de Serviços ao Cidadão, que mostrará todos os serviços disponibilizados pela UFS e as formas de acesso.

Além disso, a UFS já dispõe de Ouvidoria e do Serviço de Informação Cidadão (SIC), dois serviços que funcionam interligados à Controladoria Geral da União (CGU) e que podem ser acessados pela plataforma FalaBR.

Comunicação estratégica

O último eixo no qual a Política de Comunicação se assenta é o da comunicação estratégica, que consiste no planejamento e execução de ações de comunicação voltadas ao cumprimento dos objetivos institucionais.

Adrine explica que é com base nesse documento que são elaboradas as estratégias de comunicação da universidade para atividades específicas como ensino, pesquisa e extensão e até gestão.

“Cada estratégia é pensada de acordo com o perfil de público (alunos, servidores, imprensa, comunidade em geral), e de acordo com os meios de comunicação de que dispomos. Para tanto, elaboramos planos de médio e longo prazo, com base nas atividades que necessitam desse tipo de trabalho”.

Para saber mais, baixe a Política de Comunicação da UFS clicando aqui.

Universidade Federal de Sergipe | Política de Comunicação e Transparência

Atualizado em: Seg, 18 de abril de 2022, 15:51