Ter, 15 de março de 2022, 16:57

Comitê de Infraestrutura, Segurança e Sustentabilidade Ambiental realiza primeira reunião como integrante do CIG/UFS
Pauta central foi a elaboração das políticas de gestão de infraestrutura e acessibilidade, segurança e sustentabilidade ambiental

Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

Na manhã desta terça-feira, 15, aconteceu mais uma reunião do Comitê Institucional de Governança da Universidade Federal de Sergipe (CIG/UFS), dessa vez com o comitê de Infraestrutura, Segurança e Sustentabilidade Ambiental em foco. Essa foi a primeira reunião da governança dentro do novo formato, englobando esse comitê temático.

A pauta central do encontro foi a proposta de elaboração das políticas de gestão de infraestrutura e acessibilidade, segurança e sustentabilidade ambiental, além da avaliação do Edital nº 01/2022/Dofis.

Para o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, a ideia é discutir esses temas em um sistema de contribuição diversa. “A universidade tem avançado bastante no que diz respeito às políticas e mecanismos de governança e o comitê também passa a ter uma posição estratégica no sentido de garantir que a universidade, ao pensar e planejar suas ações, discuta de forma colegiada. Portanto, os temas serão abordados a partir de uma perspectiva múltipla que envolva diferentes setores no sentido de que os mecanismos de governança possam ser orientadores na tomada de decisão”, afirma.

Comitês temáticos

Vinculados ao Comitê Institucional de Governança (CIG), os comitês temáticos são instâncias que apoiam a execução das politicas de governança, integridade, riscos, controles, comunicação, transparência e governança digital no âmbito da UFS. São eles: Comitê de Integridade (CI), Comitê de Gestão de Riscos e Controles (CGRC), Comitê de Comunicação e Transparência (CCT), Comitê de Governança Digital (CGD) e Comitê de Infraestrutura, Segurança e Sustentabilidade (Cisa).

O Cisa já existia como forma de comitê, porém passa a fazer parte dos comitês temáticos que integram o Comitê Institucional de Governança pela Resolução Nº 04/2022/Consu. Rosalvo também ressalta o destaque que a UFS vem dando às ações de governança.

“A governança é a base de qualquer estrutura do ponto de vista organizacional e, olhando para a gestão, a governança é inerente a esse processo. Assim, as instituições públicas que adotam mecanismos de estrutura de governança tendem a desenvolver as atividades com maior transparência e também com maior efetividade”, complementa.

Atualizado em: Seg, 18 de abril de 2022, 15:05