Sex, 25 de março de 2022, 09:08

Política de Governança Digital apresenta diretrizes para a área de TI da UFS
Documento foi aprovado pelo Conselho Superior

A governança digital é considerada como uma disciplina que se concentra em estabelecer responsabilidades claras para estratégias, políticas e padrões digitais. Nesse sentido, a Universidade Federal de Sergipe, buscando conformidade em suas práticas digitais, instituiu a Política de Governança Digital no âmbito da UFS, que foi aprovado em reunião do Conselho Superior do dia 21 de março e publicado por meio da Resolução nº 13/2022/CONSU.

+ Confira a Política de Governança Digital da UFS

De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da UFS, Andrés Menéndez, a Política de Governança Gigital tem objetivos considerados primordiais. “Podemos citar, por exemplo, deixar a TI como um ativo estratégico, proporcionar a transparência do que é feito pela TI, uma prestação de contas, uma gestão por resultados. São princípios importantes que vão nortear para onde a TI vai no âmbito da UFS”, menciona.


Andrés Menéndez é professor e superintendente de Tecnologia da Informação da UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Andrés Menéndez é professor e superintendente de Tecnologia da Informação da UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Apoio

Para ele, o funcionamento do comitê poderá trazer um auxílio em diversas áreas. “Pensando no que muda na prática, agora temos um comitê composto por membros de várias áreas, especialmente das áreas finalísticas, que indicam como a TI deve seguir, como ela deve se comportar. Esse comitê vai aprovar diversos outros documentos norteadores de políticas de TI da UFS, como a política de segurança, de descarte, de gestão de ativos. Tudo isso é competência desse comitê instituído pela política de governança digital”, aponta o superintendente.

Ele destaca que um dos grandes benefícios é que a partir de agora as decisões serão tomadas em conjunto. “A grande vantagem é não ter apenas uma pessoa que decide a TI da UFS, agora é um conjunto de pessoas que pensam pela TI, que conhecem o negócio, direcionando as necessidades. É um marco importante para a governança da UFS e mais especificamente para a governança da TI, que vai fazer com que a gente possa utilizar melhor os recursos da instituição, direcionar melhor para aqueles pontos que vão trazer melhores resultados”, complementa.


Atualizado em: Seg, 18 de abril de 2022, 15:07
Notícias UFS